domingo, 22 de agosto de 2010

Arquitetura histórica no Rio de Janeiro

Em uma rápida viagem ao Rio de Janeiro, acompanhado da minha recente ex-sala da história/UFMG, tive a oportunidade de conhecer uma parte da cidade maravilhosa que me chamou muita atenção e me fez admirar ainda mais a antiga capital do Brasil. O Rio de Janeiro, cidade conhecida mundialmente pelos seus contrastes e belezas naturais, é repleto de um patrimônio histórico e arquitetônico muito vasto que contrasta com as edificações mais recentes do centro e, junto com a mata atlântica que está presente por toda parte na cidade, oferece um deleite aos olhos de quem aprecia. Conheço o Rio há bastante tempo, mas pela primeira vez pude conhecer prédios, museus e espaços urbanos que contemplam a história brasileira desde a colonização, passando pelo império e o início da república até os dias atuais. 
Câmara dos Vereadores, Cinelândia - Rio
 Andando pelo centro do Rio, pude observar a riqueza e refinamento das construções do século XIX e início do XX. Infelizmente nem todas estão mantidas conservadas ou restauradas, como pude observar, por exemplo, com o Automóvel Club do Brasil, localizado ao lado da Escola de Música da UFRJ. 
Alguns edifícios nem mais existem, o Palácio Monroe é um deles, ficava na Cinelândia e foi demolido em 1976, durante o regime militar com o então presidente Ernesto Geisel.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Vou destacar alguns lugares que me chamaram mais atenção na cidade, seja pela estética ou pela história, não tem como ficar indiferente a grandiosidade de muitos deles. O Teatro Municipal é um desses lugares, recém reformado e modernizado o teatro esta localizado na Cinelândia, centro do Rio. O edifício em estilo eclético foi construído no início do século XX e faz parte de um complexo arquitetônico que compõem a Praça Floriano juntamente com o Museu Nacional de Belas Artes, o antigo Supremo Tribunal Federal, a Câmara de Vereadores e o prédio em estilo neoclássico da Biblioteca Nacional do Brasil. No centro da Praça encontra-se o monumento em homenagem ao Marechal Floriano. 


Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Paço Imperial
 Em outro ponto do centro encontramos o Palácio Tiradentes, um monumental prédio construído no início do século XX. Ao seu lado, diante da atual Praça XV, está o Paço Imperial, um edifício colonial do século XVIII construído para residência dos Governadores da Capitânia do Rio de Janeiro. Hoje o Paço é um centro cultural onde ocorrem mostras de variados tipo, como pintura, fotografia, música etc.




  
Museu da República - Palácio do Catete

Dentre às visitas destaco também o Palácio do Catete, localizado no bairro de mesmo nome,  sua construção teve início em 1858 e é um exemplar da arquitetura neoclássica no país. O palácio era uma residência particular e mais tarde passou a sede do poder executivo, a partir da década de 1970, suas dependências passaram a abrigar o Museu da República. O Centro de Referência da República é uma biblioteca com cerca de dez mil obras e publicações sobre Ciências Sociais e História do Brasil, incluindo obras raras, material multimídia sobre arte, história, museus e variedades. Em seu acervo estão obras de pintores importantes para a história do Brasil. O museu abriga  também o acervo original da época em que o Palácio do Catete era sede da Presidência da República.

Pátio interno do Museu histórico Nacional
Em uma visita ao Museu Histórico Nacional pude conhecer um vasto acervo preservado pelo Ministério da Cultura. São pinturas, documentos, esculturas, automoveis etc. abrigados no centro histórico do Rrio de Janeiro no forte de São Tiago da Misericórdia, construido pelo portugueses em 1603. No pátio o visitante pode conhecer vários modelos de canhões, "foi a primeira exposição do país a ter legendas em braile". A exposição "Do Móvel ao Automóvel" o visitante pode conhecer a transição histórica que começa em cadeirinhas, passando por liteiras, carruagens e chegando nos primeiros automóveis que circularam no Rio. O museu também preserva um grande acervo de moedas, incluido peças raras.

Casa França Brasil, antiga Casa de Comércio - Rio




 Projetado por Grandjean Montigny, integrante da Missão francesa, a primeira Casa do Comércio do Rio de Janeiro teve sua construção iniciada em 1819. Um edifício com estilo neoclássico de fachada simples, mas que apresenta no seu interior um grande salão onde as colunas dóricas sustentam uma enorme cúpula inspirada nas construções romanas.





Museu histórico-cultural, Palácio da Ilha Fiscal, Baía da Guanabara - Rio

 Famoso pelo ultimo baile do império, a ilha fiscal abriga um monumental edifício inspirado nos castelos europeus, foi construído por ordem de D. Pedro II para abrigar a alfândega. A construção foi erguida em pedra cantaria, com encaixe de peças inteiras e destacando os vitrais confeccionados em cristal inglês. Hoje a ilha fiscal abriga o Museu histórico-cultural, mantido pela Marinha do Brasil

Museu Imperial - Petrópolis
Em Petrópolis visitei o Museu Imperial e a Catedral S. Pedro de Alcântara, uma linda construção neogótica. O Palácio imperial é um múseu histórico temático localizado no centro histórico de Petrópolis, funcionava como palácio de verão do imperador D. Pedro II. Em 1943, apartir de um decreto de Getúlio Vargas, o palácio foi transformado em museu preservanto a memória da monarquia brasileira. Grande parte da decoração do pálacio foi preserva, mobilías, lustres, pisos e pedras nobres foram conservadas reconstituindo os ambientes originais de quando o palácio era habitado pela família real. Estão abrigadas no museu peças importantes da nossa história, como a coroa de D. Pedro II, a caneta usada pela Princesa Isabel na abolição da escravatura, joias imperiais etc. A biblioteca do museu preserva um importante acervo sobre história e arte em geral, incluido obras raras e documentos  originais relacionados a nossa história.O Museu Imperial é hoje p mais vistado do país.

Catedral S. Pedro de Alcântara - Pe
Centro Cultural do Banco do Brasil - Rio

Concluo que a existência do patrimônio arquitetônico/histórico nas grandes cidades é um desafio para os arquitetos e urbanistas atuais. Até alguns anos atrás, com o objetivo de resolver problemas de trânsito e espaço urbano, muitas decisões mal planejadas acabaram atingindo de forma irreparável este patrimônio. Contudo, isso tem mudado e uma nova visão de conservação e utilização destes espaços tem garantido sua existência nas nossas cidades por mais tempo.
Este foi o meu primeiro post e prometo ser menos extenso nos próximos.




Confira mais fotos da viagem:


8 comentários: