terça-feira, 21 de setembro de 2010

Time Square será revitalizada e fechada ao trânsito.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em alguns grandes centros urbanos, a utilização dos espaços públicos onde convivem pedestres e veículos tem sido revista. 
Em Nova Iorque a Snøhetta, organização internacional de arquitetura, foi escolhida em julho deste ano para realizar um projeto de reconstrução da Time Square, criando praças para pedestres.
 A Time Square , conhecida como o coração da ilha de Manhattan em Nova Iorque, é de fato um símbolo de grande centro urbano. A paisagem da cidade é caracterizada pelas cores escuras dos grandes edificios, mescladas com a intensa poluição visual causada pelos milhares de telões e outdoors coloridos espalhados pelas ruas e prédios.
Para realizar o projeto, a organização Snøhetta, com sede em Oslo e Nova Iorque, transformará a Time Square em uma grande praça para pedestres, incluíndo a completa remoção do tráfego de veículos na localidade com  o intuito de desafogar o trânsito em áreas de intensa circulação de pedestres,a construção permanente das praças está prevista para 2012. Até lá, o departamento de transportes da cidade de Nova Iorque e o fundo da prefeitura para o crescimento da cidade, promoveram uma competição de design para elaborar na área, tratamentos temporários que mudem a paisagem da Time Square.
 A artista Molly Dilwrth, vencedora da competição, elaborou um tratamento de superfície de larga escala, "Cool water, hot island" (água fria, ilha quente), o projeto é definido como arte pública, pretende transformar as praças da Time Square em um rio urbano por meio de pintura na coberura do solo. É composto por uma representação gráfica em tons de azul e tem o objetivo de reduzir o efeito das ilhas de calor urbano, amenizando a sensação climática na região. Além de refletir mais a luz solar com as cores em tons claros, o projeto pretende melhorar a aparência das praças temporárias tornando-as mais confortáveis aos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário