quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Conjunto habitacional em Igaraí, interior de São Paulo, vira tema de concurso internacional de arquitetura

Com o tema "1.99 Real Housing: Public Housing and Open Innovation" o instituto de arte de Chicago propõe melhorias para conjuntos habitacionais e entorno.

O conjunto habitacional de Igaraí, distrito da cidade de Mococa (SP) foi escolhido para o concurso internacional de arquitetura que visa a melhoria na qualidade de vida em conjuntos habitacionais. O conjunto de Igaraí, que foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), foi escolhido como objeto do concurso por apresentar problemas de infraestrutura. De fato, no país essa realidade é bem comum nesse tipo de projeto, muitas vezes os complexos habitacionais são construidos sem muitos estudos e preocupação com a complexidade da rotina de seus moradores. Exemplo disso é a localização desses conjuntos, na maioria das vezes são construidos em regiões periféricas sem transporte público ou mesmo calçamento nas ruas, dificultando e muito o acesso dos habitantes às escolas, comércio e trabalho. Outros pontos como lazer e bem estar não são levados em conta e geralmente essas contruções apresentam problemas com o meio ambiente. O que era pra ser uma solução para o problema da habitação social se torna um grande obstáculo tornando a vida nesses lugares muito mais difícil.
Arquitetos e designers de todo o mundo poderão participar. os projetos serão desenvolvidos em três categorias: espaços privados, outra um espaço de alguns quarteirões e a terceira, abrange toda a área do conjunto. O edital também aponta utilização de materiais sustentáveis, recicláveis e locais em sua construção.
O nome do concurso vem dos próprios moradores do local, que atribuem simbolicamente o valor de R$ 1,99 para suas residências. As inscrições ficam abertas até o dia 25 de janeiro de 2011 e deverão ser feitas pela página do concurso no Facebook.
Vale salientar a importâmcia dessa iniciativa, pois proporcina o desenvolvimento de soluções para os problemas relatados, além de colocar em destaque os mesmos, para que em projetos futuros possa ser levado em conta detalhes que fazem toda a diferença na vida dos moradores de conjuntos habitacionais. Com efeito, concursos do gênero podem e devem trazer beneficios para a população criando novas propostas que solucionem problemas cotidianos das cidades.

Mais informações: http://www.afh-chicago.org/
Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/conjunto-habitacional-no-interior-de-sao-paulo-vira-tema-de-190935-1.asp 

Um comentário:

  1. ficou booom também, Peeedro. XD
    bem escrito e panz...
    mas eu prefiro o da ópera! hahahahaha!

    :*

    ResponderExcluir