quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Visita ao Museu das Minas e do Metal EB

Patrocinado pelo grupo EBX, o Museu das Minas e do Metal (MMM), em Belo Horizonte, é um dos mais modernos do mundo, integrando o Circuito Cultural Praça da Liberdade. O museu está instalado no prédio da antiga Secretária da Educação, procurou-se adequar um prédio de 1897 e tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), às necessidades de um museu contemporâneo.


O museu foi equipado com diversos recursos tecnológicos, ajudando o visitante a entender melhor o acervo.Através de acervo virtual, imagens cenográficas, atrações interativas, miragens e holografias, o museu procura surpreende os visitantes. A esposição mescla ciência e história, aborta o processo de formação e desenvolvimento do planeta terra até os dias de hoje. Junto aos recursos tecnológicos, o museu conta com guias que ajudam na condução do visitante. 

Em uma parte do museu encontramos um mapa interativo que mostram as jazidas minerais ilustrando a evolução histórica da atividade metalúrgica no estado do período colonial até o presente. Nesse recurso o visitante tem a oportunidade de interagir atravésde uma tela sensível ao toque, apresentando de forma didática os “Caminhos das Minas”: das antiga
s explorações aos grandes pólos da produção atual, dos caminhos históricos, como a Estrada Real, às atuais "Ferrovias do Aço". 
Em outro espaçopodemos conhecer mais sobre a rotina e o histórico de uma mina perto de Belo Horizonte, neste ambiente é exposto o histórico da região desde antes da exploração, mostrando os processos de exploração e de recuperação de áres ja não mais exploradas. Também é apresentado ao visitante a série de leis e regulamentações que envolve a atividade mineradora.

A sala "Chão de estrelas", funciona como um planetário invertido, uma instalão com alguns telescópios apontados para o chão, permite que o visitante visualise as formas e estruturas  de alguns minérios, gemas e minerais sob o piso de vidro.





A visita ao Museu das Minas e do Metal foi muito produtiva e interessente, de fato ele procura envolver o público fazendo com que haja intereção com os ambientes. A presença de monitores também é um ponto positivo, eles auxiliam e esclarecem as dúvidas e buscando sempre melhor entendimento dos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário