domingo, 28 de novembro de 2010

Exposição de Fotografias Modernistas Brasileira "Moderna Para Sempre"

Foto de Chakib Jabor
 O Centro de Arte Contemporânea e Fotografia da Dundação Clovis Salgado, recebe a exposição "Moderna Para Sempre - A fotografia modernista brasileira na coleção Itaú. A mostra apresenta 87 obras de 26 artistas prodizida sentre 1940 e 1970, sobretudo na década de 50. "Quando na esteira do modernismo europeu e americano da década de 20, os artistas brasileiros entraram na discussão sobre os limites da arte fotográfica". Este recorte da coleção de fotografias do Itaú mergulha, sobretudo, no movimento fotoclubista brasileiro.  



 Pude observar na exposição a identidade do trabalho dos atistas que parece seguir o périodo  em que produziram as obras. De fato as décadas 50 do século passado que foi desencadeado as tendencias modernistas. Este foi resultado, em grande parte, da assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas europeias no começo do século XX.

Algumas das fotografias expostas procuram retratar os reflexos do modernismo no país. Paulo Pires, por exemplo, retrata a metrópole paulistana em vertiginoso crescimento, com seu trabalho sobre o Copan de Niemeyer, como se observa na foto linhas. 






Foto de José Yale
A arquitetura foi registrada em muitas fotografias, afinal o modernismo refletiu incisivamente nas construções da metade do século XX no Brasil. O crescimento indústrial e urbano do páis teve um importante papel no fotoclubismo nacional.
A exposição traz as obras dos artistas: Ademar Manarini, André Carneiro, Chico Albuquerque, Chakib Jabor, Dalmo Teixeira, Délcio Capistrano, Eduardo Enfeldt, Eduardo Salvatore, Francisco Quintas Jr., Georges Radó, Geraldo de Barros, German Lorca, Gertrudes Altschul, Gunter E. Schroeder, João Bizarro da Nave Filho, José Oitica Filho, José Yalenti, Lucilio Correia Leite Jr., Julio Agostinelli, Marcel Giró, Nelson Kojranski, Osmar Peçanha, Paulo Pires, Rubens Teixeira Scavone, Thomaz Fakas e Tufi Kanji.


Foto de José Yalenti
Foto de  Dalmo Teixeira



 A exposição estará aberta até p dia 19 de dezembro com entranda franca no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia





Um comentário: