terça-feira, 30 de novembro de 2010

Telhados brancos poderão se tornar obrigatórios em São Paulo

Em São Paulo, projeto de lei pretende tornar obrigatória a pintura de lajes e telhados da cidade.


Aprovado recentemente em primeira fase na Câmara dos Vereadores de São Paulo, o Projeto de Lei prevê uma mudança drástica nas edificações da cidade. "O PL 615/09, que modifica o Código de Obras e Edificações de São Paulo (COE-SP)", Com o intuito de diminuir as ilhas de calor presentes nos grandes centros urbanos, a prefeitura de São Paulo pretende estabeler a obrigatóriedade de pintar os tetos e lajes da cidade de branco.

Em recentes estudos nos Estadoa Unidos o  pesquisador Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, afirmou que pintar os telhados de branco pode ajudar a combater o aquecimento global, diminuindo a temperatura das ilhas de calor nos grandes centros urbanos, vez que enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar. 


Os estudos afirmam que ao refletirem os raios solares de volta para o espaço, os telhados, calçamentos, pintados de branco, podem gerar uma economia equivalente a tirar de circulação todos os carros do mundo por onze anos, diminuindo também o uso do ar condicionado nas edificações

No caso da capital paulista, as mudanças serão acrescentadas em código de lei como componentes básicos de uma edificação. Sendo aprovada, "as edificações deverão ser adaptadas à disposição desta lei no prazo de 180 dias, contados da data de sua publicação". As despesas decorrentes da execução desta lei deverão ser pagas pelo próprio dono da edificação.




A Ong responsavel pelo projeto, one Degree Less (http://www.onedegreeless.org/pt/index.php) apresenta um forte marketing na sua campanha, personalidades de diversos seguimentos apoiam o projeto. No Brasil a Ong tem o apoio da o da GBC e da prefeitura do município de São Paulo, e o patrocínio da SherwinWillians , Dow Química e MWM. Com estudos realizados em alguns lugares dos Estados Unidos, foram obtidos alguns numeros em redução do consumo de energia. De fato, sabemos que superfícies de cores claras tem a capacidade de reter menos o calor, mas não é só isso, outros fatores são importantes para um resultado positivo. A PL 615/09 prevê um imediata pintura dos telhados e lajes da cidade sem ter passado por análises mais pronfundas e detalhadas. Pontos como absorção da tinta, custo-benefício e impacto ambiental devem passar por análises mais rigorasas que possam comprovar um melhor resultado da mudança. A aprovação precipitada de uma implantação genérica em uma cidade como São Paulo, pode ser arriscada colocando em jogo outros fatores que não foram melhor avaliados. Cabe aos engenheiros, arquitetos e ambientalistas discutirem melhor, junto à prefeitura da cidade, alternativas e tertes em novas construções, por exemplo.


Existem hoje algumas alternativas que podem ser tomadas para que o telhado seja modificado para a cor branca. Uma delas é a colocação de coberturas metálicas na cor branca. Outra é a pintura com tintas especiais para telhas ou com impermeabilizantes para lajes e marquises. Além disso, é possível a colocação de telhas brancas, sejam elas de cimento ou de metal.

Fonte:

Um comentário: